PROJETO EDUCATIVO
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL “GETÚLIO VARGAS”
DISCIPLINA: CIÊNCIAS NATURAIS
ÁREAS ABRANGENTES: LÍNGUA PORTUGUESA, MATEMÁTICA, HISTÓRIA, RELIGIÃO, ARTES E INFORMÁTICA.
PROFESSORAS: EDITE PAULO BRAZ, MARIA DALVA DE ARAÚJO E MARIUSA V. RODRIGUES
TEMA: SER HUMANO, SAÚDE E RECURSOS TECNOLÓGICOS
ASSUNTO: CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS
DURAÇÃO DAS ATIVIDADES: 5 HORAS/AULA
OBJETIVOS:
· Conhecer diferentes maneiras de conservar os alimentos; (Ciências)
· Entender a importância da conservação dos alimentos e como se fazia essa conservação em outros tempos; (Ciências)
· Adquirir habilidades manuseando os meios tecnológicos; (Informática)
· Valorizar a utilização de gráfico e tabelas; (Matemática)
· Observar as mudanças no processo de conservação dos alimentos na elaboração e socialização de pesquisa; (História)
· Obter consciência do não desperdício de alimentos; (Religião)
· Desenvolver a criatividade em expressar-se por meio de desenhos e montagem de cartazes. (Arte)
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
-Levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre microorganismos e conservação dos alimentos.
-Iniciar a aula perguntando o que eles fazem em casa para conservar os alimentos, ou seja, como a família faz para os alimentos durarem mais. Anotar as respostas no quadro. Depois, perguntar se eles sabem como os pais/avós faziam quando não havia a geladeira, como os alimentos eram conservados.
Atividade 1
-Pedir para que as crianças realizem uma pesquisa, de preferência com os avós sobre a infãncia deles, como os alimentos eram conservados. Elaborar o roteiro da entrevista juntamente com a turma. Sugerir perguntas como “como vocês conservavam comida sem a geladeira?”, “como guardavam a carne?”, “como faziam com a comida que sobrava do almoço?”, “não era possível beber nada gelado?”, “quantos anos você tinha quando passou a ter geladeira em casa?”, “qual foi a melhor coisa que a geladeira trouxe para você?”, entre outras.
Atividade 2
Apresentar o texto a seguir:
Algumas práticas de conservação de alimentos
Sal e açúcar:
Quem pensa que essa dupla só serve para dar sabor precisa ouvir essa: sal e açúcar também são usados para conservar os alimentos, pois retiram a água deles e dos microrganismos. Sem água, esses seres não sobrevivem ou se reproduzem, então, não decompõem os alimentos! Um doce de cortar, como uma goiabada, tem mais açúcar e leva mais tempo no fogo, por isso dura um tempo maior fora da geladeira, diferentemente da goiabada em compota. Afinal, graças ao modo como é feito, tem menos água.
Nitritos e nitratos:
Esses aditivos são usados para conservar carnes (embaladas, enlatados entre outros). Sua função é eliminar um microrganismo muito resistente causador da doença conhecida como botulismo, que gera intoxicações graves. Entretanto, como podem provocar o desenvolvimento de tumores no organismo humano, há uma legislação que regulamenta o seu uso, rigorosamente controlado.
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Antibióticos naturais: Alguém aí já quis saber por que o docinho de coco sempre tem um cravo-da-índia espetado nele? É para evitar o aparecimento de fungos! Cravo-da-índia é ótimo para isso! A canela, presença certa em muitas guloseimas, também é usada não só por dar sabor, mas também porque tem ação conservante por apresentar uma substância chamada aldeído cinâmico!
Canela em pau e em pó e cravo.
Defumação:
Nessa técnica de conservação de alimentos -- uma das mais antigas que há --, queimam-se madeiras especiais para impregnar carnes e queijos com formol, uma substância com ação desinfetante, capaz de matar bactérias, produzida durante a queima e que, por isso, evita a deterioração dos alimentos.
Hoje conservar os alimentos é um problema tratado, em geral, pela indústria. Como consumidores, só verificamos as datas de validade dos produtos, as condições de conservação das embalagens e o destino mais adequado que podemos dar aos alimentos quando abertos. Até o início do século 20, porém, conservar alimentos era uma prática doméstica e algumas das técnicas que você conheceu agora já eram usadas. Os sertanejos, em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura... Fácil entender por que, não é?!
Nessa técnica de conservação de alimentos -- uma das mais antigas que há --, queimam-se madeiras especiais para impregnar carnes e queijos com formol, uma substância com ação desinfetante, capaz de matar bactérias, produzida durante a queima e que, por isso, evita a deterioração dos alimentos.
Hoje conservar os alimentos é um problema tratado, em geral, pela indústria. Como consumidores, só verificamos as datas de validade dos produtos, as condições de conservação das embalagens e o destino mais adequado que podemos dar aos alimentos quando abertos. Até o início do século 20, porém, conservar alimentos era uma prática doméstica e algumas das técnicas que você conheceu agora já eram usadas. Os sertanejos, em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura... Fácil entender por que, não é?!
Fonte: Ciência Hoje das Crianças 134, abril/2003 – disponível em Ciência hoje
Discutir o texto com as crianças e pedir para que elas tentem explicar a última linha do texto “Os sertanejos, em suas viagens pelo Brasil, por exemplo, comiam carne seca, doce de cravo e canela, rapadura...”
Atividade 3
A seguir, apresentar o vídeo: Dr. Bactéria - o jogo dos 7 erros na cozinha (acesso em 13/10/2010)
Duração: 4:49 min.
Descrição: o vídeo apresenta os erros mais comuns que acontecem na cozinha, tanto ao guardar alimentos quanto ao prepará-los ou limpar utensílios.
Duração: 4:49 min.
Descrição: o vídeo apresenta os erros mais comuns que acontecem na cozinha, tanto ao guardar alimentos quanto ao prepará-los ou limpar utensílios.
Na aula seguinte, socializar as pesquisas realizadas. Fazer não só o levantamento de dados, mas montar com eles um gráfico com as respostas/alternativas de conservação de alimentos mais utilizadas pelos avós, nos tempos antes da popularização da geladeira doméstica, que aconteceu depois de 1927- imersão da carne em banha, carne salgada, doces em compotas ou cristalizados, fervura do leite, defumação, entre outros.
Atividade Prática
Experimento: Conservando o mingau.
Materiais
5 copinhos plásticos para café, numerados
Plástico para alimentos (filme plástico)
Mingau de amido de milho feito com duas colheres de sopa de amido de milho e um copo de água. Leve ao fogo até engrossar.
1 colher de óleo
1 colher de vinagre
Materiais
5 copinhos plásticos para café, numerados
Plástico para alimentos (filme plástico)
Mingau de amido de milho feito com duas colheres de sopa de amido de milho e um copo de água. Leve ao fogo até engrossar.
1 colher de óleo
1 colher de vinagre
Após preparar o mingau, coloque-o ainda quente até a metade dos copinhos.
•Deixe o copo 1 aberto
• Ao colocar o mingau no copo 2, cubra-o imediatamente e deixe do lado do copo 1
• Complete o copo 3 com óleo de cozinha e deixe-o ao lado dos outros
• Complete o copo 4 com vinagre e deixe-o ao lado dos outros.
• Coloque o copo 5 na geladeira, sem cobri-lo com plástico.
• Ao colocar o mingau no copo 2, cubra-o imediatamente e deixe do lado do copo 1
• Complete o copo 3 com óleo de cozinha e deixe-o ao lado dos outros
• Complete o copo 4 com vinagre e deixe-o ao lado dos outros.
• Coloque o copo 5 na geladeira, sem cobri-lo com plástico.
Observar com a turma em qual mingau apareceu às primeiras alterações. Depois de uma semana pedir para as crianças descreverem a aparência de cada copo e desenha-lo.
Explicação
A temperatura alta durante o cozimento do mingau mata os microorganismos. Entretanto, o calor próximo a 30 graus Celsius deixa o ambiente propício para a proliferação de microorganismos, que se depositam no mingau deixado ao ar livre.
Sugestão de resultado, para controle do professor.
Copo 1 – é o que apresenta mais alterações, pois ficou exposto na temperatura ambiente e sem proteção, exposto aos microorganismos.
Copo 2 – está menos estragado que o primeiro, pois o filme plástico impede que os microorganismos de depositem sobre ele
Copo 3 – o óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo qualquer contato com o ar e, por conseqüência, com os microorganismos
Copo 4 – a acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos – é o princípio de preparação de algumas conservas.
Copo 5 – as baixas temperaturas sãs as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.
Copo 2 – está menos estragado que o primeiro, pois o filme plástico impede que os microorganismos de depositem sobre ele
Copo 3 – o óleo funciona como cobertura ou embalagem, impedindo qualquer contato com o ar e, por conseqüência, com os microorganismos
Copo 4 – a acidez do vinagre impede o aparecimento de microorganismos – é o princípio de preparação de algumas conservas.
Copo 5 – as baixas temperaturas sãs as que mais retardam o aparecimento de fungos, por isso a geladeira é o melhor lugar para conservar alimentos.
Fonte do experimento: Revista Escola, junho/julho 2005 – página 43.
SUGESTÃO DO ROTEIRO DE AULA PRÁTICA PARA REGISTRO DOS ALUNOS
Título: conservando o mingau
Objetivo: perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem com microorganismos e não estraguem
Objetivo: perceber a necessidade de guardar bem os alimentos para que eles não se contaminem com microorganismos e não estraguem
Materiais: mingau, óleo de cozinha (soja, milho ou azeite entre outros), copinhos plásticos para café e plástico filme para proteção de alimentos.
Desenho da montagem do experimento (as crianças devem indicar no desenho onde os copinhos ficaram expostos, se dentro ou fora da geladeira):
Hipóteses / previsões (o que as crianças acham que vai acontecer):
Qual o copo começou a estragar primeiro:
O que aconteceu depois de uma semana:
Desenho das observações:
Conclusão
Durante o experimento, conversar com as crianças e anote as possíveis hipóteses/previsões sobre o que irá acontecer. Pedir para que as crianças anotem todas as hipóteses da turma.
Acompanhar o experimento com as crianças. Após uma semana anotar junto com os alunos, os resultados e as conclusões obtidas. Voltem às hipóteses formuladas e peça para que as crianças selecionem as hipóteses confirmadas.
Atividade de Religião
Ler para os alunos o texto bíblico de Gênesis do capítulo 1 até o capítulo 2 do versículo 1 ao 4. E relacionar com o assunto trabalhado.
Contextualizar a leitura através de uma dramatização.
Recursos: alunos, sala de aula, energia elétrica, lanterna, terra, vela, figuras de animais e plantas.
ATIVIDADE EM SALA DE INFORMÁTICA
Levar os alunos para a sala de Informática, dividi-los em duplas e orientá-los para que façam um relatório de todo o processo trabalhado nas aulas anteriores sobre o assunto.
RECURSOS COMPLEMENTARES
Vídeo Dr. Bactéria – o jogo dos 7 erros na cozinha.
AVALIAÇÃO
Avaliar o roteiro de aula prática, verificando se os alunos conseguiram acompanhar o experimento e perceber as alterações nas diferentes amostras do mingau, e quais as conclusões a que chegaram sobre as melhores formas de conservar os alimentos.
Além disso, propor que cada grupo apresente uma forma de conservar os alimentos – Conservas, sal e açúcar, óleo e a própria geladeira. O cartaz deverá ter fotos/desenhos e explicações de como cada método funciona, porque servem para conservar os alimentos. Eles deverão apresentar para a turma e, se possível, deixar os cartazes no mural da escola, juntamente com os relatórios digitados para serem apreciados.
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